Bolsas

Câmbio

Irã inaugura importante porto para comércio na região da Ásia

Teerã, 3 dez (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, inaugurou neste domingo a primeira fase de operações do porto Shahid Beheshti, construído na cidade de Chabahar, no Golfo de Omã para promover o comércio nas regiões central e sul da Ásia.

Designado como zona franca, o porto foi apresentado como um nó entre a Comunidade de Estados Independentes (CEI), grupo formado por ex-repúblicas soviéticas, Índia, Paquistão e Afeganistão.

Além disso, o porto é um passo importante para a implementação de um corredor "Norte-Sul", uma rede de 7,2 mil quilômetros para o transporte de mercadorias desde a Índia, passando pela Ásia Central, até chegar à Europa.

"Através deste porto os produtos estarão ao alcance dos países vizinhos em um prazo de tempo mais curto e a um preço mais acessível", afirmou Rohani durante a cerimônia de inauguração.

O presidente destacou em seu discurso a importância política e econômica do porto, citando sua localização estratégica. Além disso, ressaltou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico e a criação de emprego na província de Sistão-Baluchistão.

O porto de Chabahar é o único do Irã situado no Golfo de Omã, com saída para o Oceano Índico. Os demais estão no Golfo Pérsico.

A Índia é um dos países mais interessados no desenvolvimento do porto de Chabahar e já assinou um acordo com o Irã para investir US$ 85 milhões no projeto.

Além de um terminal de contêineres, a primeira fase de operações poderá receber navios que carregam entre 50 mil e 100 mil toneladas. O porto terá capacidade para movimentar 8 milhões de toneladas por ano, um número que passará de 80 milhões de toneladas assim que as cinco fases do projeto estiverem prontas em 2024.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos