Bolsas

Câmbio

Cuba habilita serviço de SMS para telefones dos EUA

Havana, 8 dez (EFE).- Cuba habilitou desde esta sexta-feira o serviço de mensagem instantânea móvel (SMS) para telefones dos Estados Unidos, algo proibido até o momento no país, informou o monopólio estatal das telecomunicações Etecsa.

O preço do SMS será de 0,60 pesos conversíveis (CUC), "similar ao resto de destinos internacionais", afirmou em comunicado a Empresa de Telecomunicações de Cuba (Etecsa).

A área das telecomunicações foi um dos setores que mais se beneficiou do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA há quase três anos, uma vez que foram assinados vários acordos com empresas americanas.

Desde então, a Etecsa assinou com as firmas americanas Sprint Communications, Verizon, T-Mobile e AT&T acordos para a conexão de telefonia direta, e em alguns casos também para roaming.

Além disso, a companhia iniciou neste ano um teste piloto para habilitar conexão 3G para o tráfego de dados em telefones celulares, um serviço que por enquanto não existe na ilha.

Fruto do desgelo das relações com os EUA, Cuba também expandiu a conexão à internet com a habilitação desde verão de 2015 de zonas públicas Wifi - que já somam mais de mil em toda a ilha - e no começo do ano começará a oferecer conexão à internet nos lares, algo que até agora somente estava ao alcance de alguns profissionais.

Devido a esses avanços, Cuba registrou em 2016 o recorde de mais de 4,5 milhões de usuários de internet, embora continue sendo um dos países do mundo com os mais baixos índices de conectividade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos