Bolsas

Câmbio

Inflação nos Estados Unidos aumenta 0,1% em novembro

Washington, 13 dez (EFE).- O índice de preços ao consumidor (IPC) dos Estados Unidos aumentou 0,1% em novembro, em linha com as expectativas, com o que a inflação anualizada subiu para 2,2%, informou nesta quarta-feira o Departamento de Trabalho americano.

O dado deste mês confirma a tendência após a desaceleração da inflação em outubro, refletida na alta de apenas 0,1%, depois de ter registrado em setembro seu maior aumento em oito meses, um salto de 0,5%.

Quanto à inflação anualizada, o dado de 2,2% registrado em novembro representa uma alta de 0,2% em relação com o dado de outubro, quando foi de 2%.

Os preços seguem assim rondando a meta de 2% anual fixada pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano), depois de anos situando-se de maneira persistente abaixo desse patamar.

A alta esteve motivada principalmente pela escalada dos preços dos combustíveis, que registraram um aumento de 7,3% depois de ter caído 2,4% em outubro, enquanto os preços dos alimentos mantiveram-se estáveis pelo segundo mês consecutivo.

Estes dados foram divulgados um dia depois que o Fed iniciou sua última reunião do ano, após a qual espera-se que anuncie hoje um novo aumento das taxas de juros, que atualmente se situam entre 1% e 1,25%, como resposta à aceleração econômica e a um mercado de trabalho próximo do pleno emprego.

Esta seria a terceira alta de taxas de juros em 2017, o que alguns especialistas interpretam como a confirmação da boa saúde da economia americana.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos