IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Amazon pagará 100 milhões de euros à Itália após acusações de evasão fiscal

15/12/2017 16h25

Roma, 15 dez (EFE).- A gigante do comércio pela internet Amazon pagará 100 milhões de euros ao fisco italiano para encerrar uma investigação tributária no país por possível sonegação de impostos entre 2011 e 2015, informou nesta sexta-feira a Fazenda da Itália.

O fisco italiano explicou em comunicado que desta forma a multinacional resolve "possíveis disputas relacionadas às investigações tributárias (...) sobre o período entre 2011 e 2015".

O Estado italiano investiga desde o início do ano a Amazon para esclarecer se durante esse período a empresa declarou em Luxemburgo parte das vendas realizadas na Itália, beneficiando-se, assim, de um regime tributário mais favorável.

Esta prática atualmente não é regulada em nível internacional e por isso a Itália pede há meses à comunidade internacional que sejam feitos acordos para regular fiscalmente estas grandes corporações.

O objetivo é fazer com que as empresas não se aproveitem das brechas legais e declarem nos países em que operam e obtêm lucros, e não nos que têm regimes tributários mais convenientes.

Na Itália, grandes empresas do setor tecnológico, como Apple e Google, já foram multadas por irregularidades em casos similares.

Em maio deste ano, durante a reunião dos ministros de Finanças do G7 na cidade italiana de Bari, a Itália conseguiu promover o início das conversas para lançar ações concretas em nível global para impedir que estas empresas utilizem estratégias para sonegar impostos.