Bolsas

Câmbio

Pequim autoriza início de testes de veículos autônomos

Pequim, 18 dez (EFE).- As autoridades de trânsito de Pequim autorizaram nesta segunda-feira o início dos testes de veículos autônomos, embora dentro de um conjunto de normas para minimizar o risco de acidentes.

Essas normas incluem que os veículos deverão levar continuamente pelo menos uma pessoa e devem poder passar do modo de condução autônoma ao convencional. O motorista será responsável por possíveis acidentes, segundo informou a imprensa estatal chinesa.

Além disso, os carros também deverão estar equipados com câmeras e outros equipamentos para determinar sua posição e comportamento nos testes, que só poderão acontecer em vias e horas designadas oficialmente.

Os testes terão que ser solicitados previamente e apenas entidades registradas na China poderão fazê-los. Os carros deverão passar ainda por um exame técnico antes de poder iniciar as provas.

A aprovação das normas na capital chinesa acontece enquanto as autoridades tentam levar o país à liderança no desenvolvimento da inteligência artificial e outros campos tecnológicos de ponta.

Várias empresas tecnológicas chinesas, como Tencent e Baidu, já desenvolveram os primeiros protótipos de veículos de condução autônoma, mas não há normas legais sobre como começar a empregá-los nas estradas e ruas.

No último mês de julho, o fundador e diretor-executivo da Baidu, Robin Li, viajou em um carro autônomo até uma convenção tecnológica da sua empresa em Pequim, e, ao divulgar seu percurso em redes sociais, gerou controvérsia sobre a segurança e legalidade do seu deslocamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos