IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maduro diz lastrar sua criptomoeda com 5 bilhões de barris de petróleo

27/12/2017 23h41

Caracas, 27 dez (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, aprovou nesta quarta-feira destinar os mais de 5 bilhões de barris de petróleo "certificados" que segundo disse haver em um dos blocos da Faixa Petrolífera do Orinoco como lastro para o Petro, a criptomoeda venezuelana anunciada em 3 de dezembro por.

"Aqui tenho o documento onde vou oficializar a entrega do campo número 1 do Bloco Ayacucho, certificado, da Faixa Petrolífera do Orinoco, para que seja a base material de sustento em riqueza da criptomoeda Petro", disse Maduro em ato de entrega de casas sociais.

Segundo explicou Maduro, este campo "tem 5 bilhões de barris de petróleo certificado internacionalmente". O presidente mostrou o certificado de uma empresa estrangeira de consultoria.

"Por cada Petro, um barril de petróleo. Cada petro um barril", afirmou o presidente, que prometeu, além disso, a criação de "fazendas de mineração de criptomoeda" (unidades com sistemas informáticos para gerar criptomoeda e manter a tecnologia na qual estas se baseiam) em todo o país.

"Vamos chamá-los (os jovens) para uma equipe especial de criptomoeda para montar fazendas de mineração em todos os estados e em todos os municípios do país", disse o presidente.

O Governo de Maduro decidiu criar o Petro para contornar as sanções financeiras dos Estados Unidos contra o Governo de Caracas, que complicaram o já difícil acesso a crédito de um Estado venezuelano que foi declarado em "default" junto com sua empresa estatal, a PDVSA, por causa de atrasos no pagamento de suas obrigacções.