IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Santander Brasil é o banco que melhor remunerou seus acionistas nas Américas

04/01/2018 22h20

São Paulo, 4 jan (EFE).- A filial brasileira do banco espanhol Santander foi a entidade bancária que melhor remunerou seus acionistas nas Américas durante o ano de 2017, mediante o pagamento de dividendos e de juros sobre capital próprio, diz um estudo divulgado nesta quinta-feira pela empresa de consultoria brasileira Economática.

A entidade também obteve a maior rentabilidade de suas ações no Brasil, segundo o relatório, que abrange os bancos com ativos superiores a US$ 100 bilhões de dólares e que figuram nas bolsas de América Latina, Estados Unidos e têm ações negociadas na Bolsa de Nova York.

Entre os melhores pagadores de dividendos, o Santander Brasil ocupa a primeira e a quarta posição na lista, por meio de suas ações preferenciais e unitárias, respectivamente.

O estudo também menciona o Itaú-Unibanco, a maior entidade financeira privada do país, cujos papéis ordinários estão na sétima posição e os preferenciais em 11º.

Já as ações preferenciais do Bradesco estão em nono lugar, enquanto as ordinárias ocupam o 12º.

Os bancos brasileiros também tiveram destaque em outra lista da Economática que avaliou o desempenho das ações durante todo o ano de 2017.

O Santander Brasil teve suas ações preferenciais na quarta posição entre os papéis de bancos negociados nas bolsas de valores do continente americano, com uma valorização de 40,51% em 2017.

Já o Bradesco ocupa o 10º lugar, com um aumento de 31,48%, enquanto o Itaú-Unibanco figura na 13ª posição (+29,17%).

Os títulos com melhor desempenho em 2017 foram os do banco indiano HDFC Bank, com 68,54% de rentabilidade ao ano.