Bolsas

Câmbio

Morre John Young, o 9º homem a pisar na Lua

Miami, 6 jan (EFE).- O astronauta John Young, o nono homem a pisar a superfície lunar e que viajou seis vezes ao espaço no Projeto Gemini, Programa Apollo e do Ônibus Espacial, morreu aos 87 anos, informou a Nasa neste sábado.

De acordo com agência espacial americana, Young morreu na sexta-feira passada por conta de "complicações de uma pneumonia".

"A Nasa e o mundo perderam um pioneiro. A carreira do astronauta John Young abrangeu três gerações de voos espaciais", lamentou Robert Lightfoot, diretor interino da Nasa.

Nascido em São Francisco, Young foi duas vezes à Lua, caminhou na sua superfície e fez parte da primeira missão do Ônibus Espacial.

Vários astronautas lamentaram a morte do colega, entre eles Terry W. Virts e Scott Kelly, que o definiu como "uma verdadeira lenda".

Engenheiro aeroespacial, piloto e ex-oficial naval, ele saiu da Nasa em 2004, mas ao logo da carreira participou da teve a cargo da missão Apollo 16, em 1972, e nove anos depois inaugurou o programa do Ônibus Espacial. Nos seus mais de 42 anos dedicados à vida no espaço, Young realizou seis voos espaciais e se consolidou como o único a ter pilotado e ter sido comandante de quatro tipos de nave. EFE

ims/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos