Bolsas

Câmbio

Trump promete a agricultores dos EUA que tornará Nafta em "acordo melhor"

Washington, 8 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu nesta segunda-feira a uma associação de agricultores do estado do país que está trabalhando para tornar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) em um "acordo melhor".

As ameaças que Trump fez de sair do acordo desde que chegou ao poder não agradaram os agricultores americanos, e o presidente tentou apaziguar o setor durante um discurso no Tennessee.

"Sobre o Nafta, estou trabalhando muito duro para conseguir um acordo melhor para nosso país e para os nossos agricultores e manufatureiros. Estamos negociando agora mesmo", disse Trump na convenção anual do Escritório Federal de Agricultores Americanos.

"Quando o México e o Canadá estão arrecadando tanto dinheiro (com o Nafta), a negociação não é a mais fácil do mundo. Mas vamos fazer com que ele (o acordo) seja justo para os senhores de novo", completou Trump.

Horas antes, o secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, reconheceu que há "ansiedade" em relação ao comércio entre os países entre os agricultores americanos, mas pediu ao setor para confiar no sucesso das negociações.

"Tenho uma grande fé nos conhecimentos como negociador do presidente Trump, e estou muito certo de que ele conseguirá um acordo que será melhor para os EUA", afirmou Perdue.

Muitos agricultores americanos temem que, se Trump tirar os EUA do Nafta, México e Canadá podem impor tarifas aos produtos americanos, cuja exportação é vital para a economia de vários estados americanos.

O próximo encontro ministerial da renegociação do Nafta está marcado para ocorrer no fim de janeiro, em Montreal, no Canadá. A expectativa é que pelo menos um terço dos termos que estão sendo discutidos seja fechada no encontro.

Trump também assinou hoje uma ordem executiva que prevê ampliar a disponibilidade de internet de banda larga nas comunidades rurais do país e pediu aos participantes da convenção que aproveitem o acesso à rede para ler o que ele publica no Twitter.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos