ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

Cazaquistão poderá ficar entre os países mais desenvolvidos, diz Nazarbayev

09/01/2018 17h00

Astana, 9 jan (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, garantiu nesta terça-feira em seu discurso anual à nação que o país tem "uma oportunidade histórica" para ficar entre "os 30 mais desenvolvidos do mundo".

O líder cazaque enfatizou que o país centro-asiático conta com as condições necessárias para implementar "a quarta revolução industrial" através de dez tarefas "principais".

Entre elas, o presidente destacou a introdução de novas tecnologias para aumentar a produtividade, a melhoria da eficiência no uso dos recursos e o desenvolvimento de uma infraestrutura moderna de transporte e logística.

Além disso, Nazarbayev defendeu em seu discurso "reforçar" o setor financeiro através de uma maior supervisão e priorizar o estado de direito e a luta contra a corrupção.

Por outro lado, o presidente cazaque se reuniu hoje com o embaixador americano em Astana, George Krol, com quem destacou a importância dos acordos entre seus países nas áreas de associação estratégica, luta contra o terrorismo e fortalecimento do regime de não proliferação nuclear.

Nazarbayev tem uma reunião marcada no fim de janeiro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para abordar a situação no Afeganistão e as relações bilaterais entre os dois países.

A visita do governante cazaque aos Estados Unidos coincide com o início da presidência do país centro-asiático no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde a antiga república soviética pretende colocar sobre a mesa temas como a situação afegã e a não proliferação de armas nucleares.

Mais Economia