Bolsas

Câmbio

China "flutua" no céu com nova ponte de vidro recorde

Jèssica Martorell.

Banshan (China), 9 jan (EFE).- As vertiginosas vistas da nova ponte de vidro mais longa do mundo atraem diariamente milhares de intrépidos ao nordeste da China, onde este tipo de passarela tem entrado na moda para atrair turistas que desafiam o medo para experimentar a sensação de passear "no ar".

Só os mais atrevidos percorrem com passo firme os 488 metros de comprimento desta construção que "flutua" a 218 metros sobre duas falésias no parque natural de Hongyagu, perto da localidade de Banshan, enquanto que a maioria se ajudam das varandas para dar tímidos passos sobre a passarela.

"Me dá a sensação que vou cair, fico muito nervosa. Tenho um pouco de vertigem se olho muito para baixo, por isso nem me atrevo a olhar", confessou à Agência Efe a jovem Zhang Nan, que caminha lentamente pela passarela de vidro agarrada nos braços de dois amigos.

Esta nova ponte não tem nenhuma utilidade prática, somente pretende se tornar uma atração turística para promover Hongyagu, um parque natural até agora praticamente desconhecido, a cerca de 350 quilômetros a sudoeste de Pequim.

Por enquanto, parece tê-lo conseguido, já que desde sua recente inauguração cerca de 2 mil pessoas vão diariamente até este remoto lugar da província de Hebei simplesmente para sentir a apavorante sensação de estar caminhando "no ar".

"O que mais gosto da ponte é o sentimento de acelerar o coração", assegurou outra turista, Cui Meng.

No centro da passarela, construída com 1.077 placas de vidro de somente quatro centímetros de espessura, todos buscam a melhor "selfie" para postar depois nas redes sociais.

O passeio, no entanto, não é apto para cardíacos, especialmente quando sopra um pouco de vento e a passarela se move. Os atrevidos também têm que lidar com os primeiros flocos de neve deste inverno, que fazem com que o vidro seja mais escorregadio que de costume.

"Vim para me desafiar", admite outra turista, Gao Xueqian, que confessa estar atemorizada e não quer olhar através do chão transparente para não ver o vazio sob seus pés.

A chegada à ponte, no alto da montanha, também é uma aventura: os turistas têm que subir a pé mais de 2 mil degraus à pique, já que a construção do teleférico só será finalizada no meio do ano.

Estas pontes nas alturas causam um frenesi na China, onde cada província compete para atrair centenas de milhões de turistas internos que se movem todo ano pelo território nacional.

"Construímos a ponte para promover o turismo, buscar a emoção e testar coisas novas", explicou à Efe o responsável pela ponte, Liu Qi, da firma Bailu Group, que investiu mais de 100 milhões de iuanes (US$ 15,4 milhões) no projeto.

Estas estruturas são uma aposta segura, afirmou, porque os chineses se encantam com as pontes de vidro e viajar. Por isso, agora a moda é quebrar recordes que seduzam os turistas.

Desde 2016, o recorde da ponte de vidro mais longa do mundo é da impressionante estrutura de 430 metros do parque natural de Zhangjiajie (província de Hunan), lugar que inspirou os mundos fantásticos que aparecem no filme "Avatar".

A China abriga a metade das pontes mais longas do mundo e no seu território há cerca de 60 pontes de vidro, segundo a imprensa local.

No entanto, desde que em 2015 uma passarela na província central de Henan foi fechada pouco após sua inauguração depois de serem descobertas rachaduras no vidro, o que mais preocupa os visitantes é a segurança.

Mas segundo Liu, a ponte é "absolutamente segura", já que a passarela é projetada para suportar mais de 2 mil pessoas ao mesmo tempo, mas só são aceitas 600, além de ser capaz de suportar terremotos de até 6 graus e furacões de força 12 (a máxima na escala de Beaufort).

A loucura por "inovar" com este tipo de atração levou inclusive a incorporar efeitos especiais nelas. Recentemente, se converteu em viral um vídeo em que um guia chinês se jogava no chão quando apareciam fendas - criadas por um efeito visual e sonoro - em uma ponte a mais de 1 mil metros de altura situada em Hebei.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos