Bolsas

Câmbio

Canadá denuncia EUA na OMC por medidas antidumping e tarifas

Genebra, 10 jan (EFE).- O Canadá denunciou os Estados Unidos perante a Organização Mundial do Comércio (OMC) devido a normas relativas aos seus procedimentos de estabelecimento de medidas antidumping e tarifas compensatórias, informou nesta quarta-feira a instituição.

Segundo um comunicado da OMC, o Canadá pediu a abertura de um procedimento de solução de controvérsias com a realização de consultas, a fim de buscar uma saída amistosa à disputa.

Ottawa considera que algumas medidas antidumping e alguns procedimentos de tarifas compensatórias americanos são contrários às obrigações de Washington em relação a vários acordos da OMC.

Entre eles cita o Acordo Antidumping, o Acordo sobre Subsídios e Tarifas Compensatórias e o Acordo Geral sobre Tarifas Alfandegárias e Comércio de 1994.

A solicitação de realização de consultas inicia formalmente uma diferença na OMC.

As consultas dão às partes a oportunidade de debater a questão e encontrar uma solução satisfatória, sem chegar ao litígio.

Passados 60 dias, se as partes não resolverem a discrepância, o reclamante pode pedir que um grupo especial solucione a questão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos