ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Inovações na inteligência artificial dominam CES 2018

10/01/2018 16h52

Adriana Arévalo.

Las Vegas (EUA), 10 jan (EFE).- O ano de 2018 é o da inteligência artificial, e a Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de tecnologia do mundo, realizada nos Estados Unidos, dedica um pavilhão inteiro ao setor, repleto de robôs para todos os gostos e capazes de realizar tarefas que assustam os milhares de visitantes.

Robôs que podem ajudar no trabalho doméstico, serem usados como seguranças ou como companhia para pessoas da terceira idade estão presentes neste ano na CES, muitos deles já disponíveis no mercado.

Destinado para uma audiência primordialmente infantil, o iPal, com 106 centímetros de altura, se desloca de maneira autônoma, é capaz de expressar tristeza, nojo e supresa, além de cantar as músicas favoritas das crianças com quem entra em contato.

A AvatarMind, companhia que produz esse robô, garante que o iPal também pode funcionar como um acompanhante de idosos.

De acordo com a diretora de marketing da empresa, Sally Huang, a expectativa é que as vendas nos Estados Unidos comecem no meio do ano. O iPal deve custar cerca de US$ 1,4 mil.

Para os que precisam de ajuda nas atividades domésticas, as opções são variadas, começando pelo primeiro dobrador automático de roupa do mundo.

O equipamento parece um armário. Além de reconhecer e dobrar perfeitamente as peças que são colocadas dentro dele, o robô é capaz de organizá-las de acordo com cada membro da família.

Outras novidades da inteligência artificial são um ajudante para as casas que pode carregar objetos, organizar os cômodos e até varrê-los quando necessário. Mas, se o usuário quiser companhia para assistir televisão, por exemplo, o robô está programado para pegar um dos lugares do sofá e fazer companhia para o dono.

A CES é considerada como uma vitrine do futuro para a indústria.

As grandes empresas mostram aos visitantes, que devem superar os 180 mil nos cinco dias de feira, o que a tecnologia oferecerá para a sociedade nos próximos anos.

Prova disso é o Living Space Autonomous Cabin, um veículo totalmente autônomo que, de acordo com a Panasonic, pode ser o meio de transporte favorito das famílias em 2030.

O automóvel, que não precisa de um motorista, é cômodo, amplo e similar a sala de estar de uma casa. Ele também é equipado com vários dispositivos e é capaz de fornecer auxílios variados graças à inteligência artificial e ao sistema de reconhecimento de voz.

Ao lado dos carros, embarcações e motos que desafiam qualquer conceito conhecido até hoje em termos de design, desenho e luxo, o destaque é dos drones.

Grandes, pequenos, ultraleves, protótipos com estabilidade quase perfeita e um modelo feito até pela Nasa fazem parte da seleção de aparelhos voadores não tripulados exibidos na feira em 2018.

Há equipamentos para todos os gostos e bolsos. Segundo a organização da CES, a expectativa é que as vendas de drones gerem cerca de US$ 1,2 bilhão, um recorde para o evento.

As mais de 4 mil empresas que exibem seus produtos neste ano em Las Vegas tem até a sexta-feira para conquistar uma audiência composta por especialistas, críticos, compradores e curiosos.

São milhares de pessoas que chegam a Las Vegas de todo o território dos EUA e de diferentes cantos do mundo para tentar conhecer um pouquinho do que os espera no futuro.

Mais Economia