Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha em baixa de 2,54%

Nova York, 2 fev (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta sexta-feira em forte baixa de 2,54%, depois que a divulgação de bons dados sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos fez disparar o medo de um possível aumento nas taxas de juros.

O principal indicador da Bolsa de Nova York caiu 665,75 pontos, para 25.520,96. O seletivo S&P 500 caiu 2,12%, para 2.762,13, e o índice composto da Nasdaq recuou 1,96% e fechou aos 7.240,95 pontos.

A queda de hoje no Dow Jones foi a primeira de mais de 500 pontos em uma única sessão desde junho de 2016 e, no conjunto da semana, o índice acumulou uma perda de 4,1%, algo que não acontecia desde janeiro de 2016.

Wall Street ficou no vermelho desde os primeiros minutos do pregão, depois que circulou a informação de que os EUA criaram em janeiro 200 mil novos empregos, um número claramente acima das expectativas dos analistas.

Com a taxa de desemprego em 4,1% e um leve aumento dos salários, os dados alimentaram entre os investidores a expectativa de que o Fed, o banco central americano, possa elevar as taxas de juros além do previsto para este ano a fim de controlar a inflação.

Anteriormente, os analistas esperavam que o Fed aprovaria três aumentos nas taxas de juros durante 2018, mas hoje ganhou força a ideia de que poderia haver um quarto devido ao ritmo da economia americana.

Essa possibilidade fez disparar a rentabilidade da dívida pública americana com vencimento em dez anos, que chegou a ficar próxima de 2,85%, seu nível mais alto em quatro anos.

Entre as principais ações negociadas no Dow Jones, as maiores quedas foram registradas por Chevron (-5,57%), ExxonMobil (-5,10%), Goldman Sachs (-4,48%) e Apple (-4,42%).

No fechamento em Wall Street, a onça do ouro caia para US$ 1.334,30, e a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com vencimento em dez anos subia para 2,84%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos