ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

OMC alerta que guerra comercial não beneficia ninguém após ameaça de Trump

02/03/2018 14h19

Genebra, 2 mar (EFE).- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o brasileiro Roberto Azevêdo, expressou nesta sexta-feira sua "clara preocupação" pelo anúncio de Washington que imporá tarifas às importações de aço e alumínio, e ressaltou que uma guerra comercial "não beneficia ninguém".

"A OMC está claramente preocupada com o anúncio dos planos americanos para as tarifas sobre o aço e o alumínio", afirmou Azevêdo em comunicado.

"O potencial para uma escalada é real, como vimos com as respostas iniciais de outros. Uma guerra comercial não beneficia ninguém", concluiu o diretor-geral da OMC.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje no Twitter que as guerras comerciais "são boas e fáceis de ganhar", depois de anunciar ontem que imporá tarifas às importações de aço de até 25% e às de alumínio de até 10% a partir da próxima semana.

Governos, instituições, patronais, produtores e mercados reagiram com temor às consequências dessas medidas protecionistas americanas, e cresceram as vozes que defendem uma "resposta" a essa ameaça.

Mais Economia