ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Toyota nomeia 1ª mulher como membro da direção

02/03/2018 11h44

Tóquio, 2 mar (EFE).- O fabricante de automóveis Toyota Motor anunciou nesta sexta-feira a nomeação, pela primeira vez na sua história, de uma mulher como membro do conselho administrativo, Teiko Kudo, importante executiva do banco japonês Sumitomo Mitsui Banking.

Kudo, de 53 anos e com experiência em finanças internacionais em recursos naturais e infraestruturas, será um dos três novos diretores externos da Toyota, ao lado do britânico Philip Craven, ex-presidente do Comitê Paralímpico Internacional, e Ikuro Sugawara, ex-vice-ministro japonês de Economia, Comércio e Indústria.

As novas nomeações serão efetivadas após aprovação da reunião de acionistas da companhia marcada para junho, explicou Toyota em comunicado.

O Japão é um dos países com menor número de executivas entre as nações desenvolvidas e em 2017 elas representaram apenas 3,7% dos funcionários em altos cargos do país, segundo dados do escritório do gabinete japonês. Este número contrasta com os de países como os Estados Unidos, onde já em 2015 a porcentagem de mulheres que faziam parte de direções era de 17,9%, ou a Noruega, nação que introduziu uma cota de diversidade de gênero em 2008 e onde a porcentagem foi de 38,7%.

A Toyota, principal empresa de automóveis do Japão, já havia nomeado várias mulheres como executivas, mas nunca uma no conselho administrativo.

Mais Economia