IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Trump afirma que "guerras comerciais são boas" e "fáceis de ganhar"

02/03/2018 10h45

Washington, 2 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que as "guerras comerciais são boas" e "fáceis de ganhar", ao defender seu anúncio de que na próxima semana imporá tarifas às importações de aço e alumínio.

"Quando um país está perdendo muitos bilhões de dólares em comércio com virtualmente cada país com o qual faz negócios, as guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O presidente americano citou como exemplo que, "quando estamos no prejuízo de US$ 100 bilhões com um determinado país, e eles ficam de brincadeira, não comercializamos mais - e ganhamos fácil".

Trump anunciou ontem que assinará "na próxima semana" tarifas para taxar em 25% as importações de aço e em 10% as de alumínio de alguns países, e que estarão em vigor "por um longo período de tempo".

"Devemos proteger nosso país e nossos trabalhadores (...) SE VOCÊ NÃO TEM AÇO, NÃO TEM UM PAÍS!", acrescentou em outra mensagem na rede social, abusando da caixa alta.

No entanto, o presidente americano não detalhou se as tarifas serão gerais ou afetarão alguns países específicos.

Com este anúncio, Trump dá finalmente um passo à frente na sua retórica de nacionalismo e protecionismo comercial, com medidas contundentes que os analistas advertem que podem suscitar uma guerra comercial internacional em forma de represálias dos países afetados. EFE

afs/rsd