ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Trump afirma que UE não tratou EUA bem em relação ao comércio

06/03/2018 19h02

Washington, 6 mar (EFE).- O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que a União Europeia (UE) "não tratou bem" os Estados Unidos e prometeu que, se o bloco levantar "suas barreiras comerciais", repensará "se aplica ou não tarifas", ao comentar sua intenção de impor taxações ao aço e ao alumínio.

"A União Europeia não nos tratou bem, foi particularmente dura com os Estados Unidos. Não deixam que façamos negócios", disse Trump em entrevista coletiva junto com o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven.

Trump acrescentou que até agora "tem se tratado de uma situação muito, muito injusta".

"Estou aqui para defender nossos trabalhadores (...) Vamos impor tarifas", reforçou o presidente americano, sobre sua polêmica proposta de taxar em 25% às importações de aço e em 10% às de alumínio, algo que fez soar os alarmes de uma guerra comercial.

Após suas duras palavras contra a UE, Trump mostrou um tom mais conciliador com México e Canadá, com quem atualmente renegocia o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

"Se somos capazes de chegar a um acordo com o Canadá e o México no Nafta, não haverá razão para as tarifas", reiterou o presidente americano.

Embora em princípio a proposta de tarifas fosse de caráter geral, nos últimos dias se abriu a possibilidade que o governo americano a refine e inclua exceções para alguns países.

Mais Economia