IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Casa Branca diz que Trump formalizará tarifas "ao final desta semana"

07/03/2018 15h11

Washington, 7 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizará as novas tarifas que pretende impor às importações de aço e alumínio "ao final desta semana", informou nesta quarta-feira a Casa Branca.

"Sim, ainda estamos a caminho de um anúncio sobre isso ao final desta semana", afirmou aos jornalistas a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

No entanto, Sarah disse que não espera que Trump informe os detalhes destas tarifas durante um comício que realizará no próximo sábado em Moon Township, nos arredores de Pittsburgh (Pensilvânia), uma região com grande presença siderúrgica, e algo que vários veículos de imprensa tinham adiantado.

"Não anteciparia que isso vai acontecer, esse é um tipo de evento em separado", acrescentou a porta-voz.

Trump anunciou na semana passada a imposição de tarifas protecionistas de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre as de alumínio para alguns países, e disse que estas ficarão em vigor "por um longo período de tempo".

Apesar de dar poucos detalhes, o presidente americano se dispôs nesta semana a isentar México e Canadá caso que seja firmado o novo Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que fechou recentemente a sua sétima rodada de negociações sem grandes avanços.

Por sua vez, o secretário de Comércio, Wilbur Ross, não descartou hoje que outros países também possam ser isentados destas tarifas se chegarem a acordos similares com os EUA.