Bolsas

Câmbio

Japão aumenta novamente previsão do PIB de outubro-dezembro até 1,6%

Tóquio, 8 mar (EFE).- O governo do Japão revisou para cima nesta quinta-feira (data local) a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) entre outubro e dezembro de 2017, que cresceu 1,6% em relação com o mesmo período do ano anterior, o que representa 1,1 ponto a mais que o número publicado em fevereiro.

A expansão do PIB da terceira economia do mundo a respeito dos três meses anteriores foi de 0,4%, acima do 0,1% estimado inicialmente, segundo os dados publicados pelo Escritório do Gabinete.

O avanço vem impulsionado principalmente pela revisão em alta do dado do investimento de capital corporativo, cujo aumento passou de 0,7% a 1%, e ajudou a elevar a demanda doméstica no país asiático de 0,1% a 0,4% em tal trimestre.

O consumo, um componente-chave que representa cerca de 60% do PIB japonês, se manteve sem mudanças, embora a revisão em alta do investimento de capital corporativo e um corte na estimativa da redução do investimento público, de -0,5% até -0,2%, contribuíram positivamente para o crescimento econômico do país.

As exportações, outro dos motores da economia japonesa, permaneceram sem mudanças na revisão divulgada hoje, e com uma alta de 2,4% entre trimestres foi outro dos componentes que mais impulso deu à economia do país no último trimestre de 2017.

Os dados refletem o período de crescimento continuado mais longo no Japão desde o que encadeou durante 12 trimestres até março de 1989 e, apesar da considerável revisão em alta, representa um arrefecimento em relação ao terceiro trimestre de 2017, quando o PIB japonês avançou 2,5% anualizado e 0,6% entre trimestres.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos