Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha em alta de 0,38%

Nova York, 8 mar (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta quinta-feira em alta de 0,38%, em um pregão marcado pela expectativa dos investidores com as medidas tarifárias que foram anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O principal indicador da Bolsa de Nova York somou 93,85 pontos e chegou a 24.895,21. O S&P 500 avançou 0,45%, para 2.738,97, e o índice composto da Nasdaq subiu 0,42% e fechou aos 7.427,95 pontos.

O anúncio oficial de aumento na tarifa às importações de aço (para 25%) e às de alumínio (10%) por parte dos Estados Unidos foi confirmado 20 minutos antes do encerramento das operações em Wall Street. Porém, uma hora e meia antes do final do pregão, os principais indicadores já tinham encontrado um rumo, após a revelação antecipada de alguns pontos das medidas tomadas por Trump.

Entre eles estava a exclusão de Canadá e México - parceiros dos Estados Unidos no Tratado de Livre-comércio na América do Norte (NAFTA) - da cobrança dessas tarifas enquanto o pacto regional é renegociado.

Além disso, a Casa Branca anunciou que está aberta a porta para que os países que se sintam afetados por estas medidas tarifárias possam negociar exclusões com os Estados Unidos. As novas disposições alfandegárias entrarão em vigor no dia 23 de março.

Espera-se que nesta sexta-feira, quando sejam divulgadas a fundo as novas regras, o mercado de ações tenha uma reação mais certeira sobre o impacto econômico que elas terão sobre alguns setores da economia americana.

No Dow Jones, as altas mais expressivas hoje foram as dos papéis de Johnson & Johnson (2,34%), Pfizer (1,59%) e Nike (1,46%). As quedas mais acentuadas foram das ações de IBM (-1,33%), Intel (-1,13%) e UnitedHealth (-0,79%).

No fechamento em Wall Street, a onça do ouro caía para US$ 1.322,60, e a rentabilidade dos títulos da dívida pública americana com vencimento em dez anos diminuía para 2,861%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos