ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Trump se mostra disposto a deixar Austrália fora de tarifas sobre metais

09/03/2018 21h52

Washington, 9 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta sexta-feira sua disposição a deixar a Austrália fora das novas tarifas sobre o aço e o alumínio em troca de um "pacto de segurança" com esse país.

"Falei com o primeiro-ministro Malcolm Turnbull da Austrália. Está comprometido a ter uma muito justa e recíproca relação em Defesa e comércio", disse Trump em mensagem publicada no Twitter.

"Estamos trabalhando muito depressa em um acordo de segurança para que não tenhamos que impor as tarifas ao aço ou ao alumínio ao nosso aliado, o grande país que é a Austrália", acrescentou.

Trump impôs nesta quinta-feira tarifas de 25% às importações de aço% e de 10% para as de alumínio, das quais ficaram isentos, por enquanto, Canadá e México.

O presidente americano, no entanto, deixou aberta a porta a que outros países, entre os quais citou a Austrália, também evitem as novas tarifas, que não entrarão em vigor até daqui pelo menos 15 dias.

O primeiro-ministro australiano, de fato, já disse no início desta semana que os EUA não têm "nada a ganhar (...) impondo uma guerra comercial" metalúrgica.

Turnbull, que mostrou boa sintonia com Trump durante sua recente visita à Casa Branca, também advertiu que as tarifas afetariam o preço da moradia na Califórnia, estado ao qual a siderúrgica australiana BlueScope exporta aço para construção.

Mais Economia