ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 1.Ago.2018
Topo

UE e EUA se reunirão na próxima semana para debater tarifas de aço e alumínio

15/03/2018 14h14

Bruxelas, 15 mar (EFE).- A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, se reunirão na próxima semana para falar sobre as tarifas que o governo americano pretende impor às importações de aço e alumínio, das quais a União Europeia (UE) quer ficar isenta.

Fontes do bloco europeu confirmaram à Agência Efe que a decisão de realizar a reunião ocorreu após uma ligação de telefone entre Malmström e Ross nesta manhã, na qual falaram sobre as tarifas anunciadas pelo presidente americano, Donald Trump, de 25% para as importações de aço e de 10% para as de alumínio.

Os contatos entre ambas as administrações continuarão nos próximos dias e a reunião acontecerá na próxima semana, mas detalhes como data, local e horário ainda não foram decididos.

"A comissária reiterou (a Ross) que a UE, como aliada próxima em segurança dos EUA, espera ficar completamente isenta destas medidas no seu conjunto", assinalaram as fontes.

Malmström insistiu ao secretário americano que tanto o bloco como os Estados Unidos são afetados pelo problema do excesso de capacidade de produção, um desafio que "ambos deveriam abordar juntos".

A comissária europeia de Comércio já teve uma reunião com o chefe de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Robert Lightheiz, no sábado passado para obter mais clareza sobre as condições e o procedimento de isenção da medida. No entanto, Bruxelas não obteve os esclarecimentos que esperava e anunciou que haveria um novo encontro.

Mais Economia