Bolsas

Câmbio

Dow Jones fecha em alta de 0,29%

Nova York, 16 mar (EFE).- O índice Dow Jones Industrial fechou nesta sexta-feira em alta de 0,29%, em resposta ao aumento da produção industrial, embora o persistente temor a uma guerra comercial com a China tenha afetado o conjunto da semana com perdas.

Ao final do pregão, o principal indicador da Bolsa de Nova York somou 72,85 pontos e chegou a 24.946,51. Já o seletivo S&P 500 subiu 0,17%, até 2.752,01, enquanto o índice composto da Nasdaq fechou sem variação percentual, com 7.481,99 pontos, arrastado por retrocessos em empresas como Alphabet (-1,41%) e Amazon (-0,67%).

O pregão nova-iorquino apostou decididamente nas compras durante a sessão, apesar das recentes substituições na Casa Branca, que poderiam continuar com a possível saída do assessor de segurança, H. R. McMaster, e do persistente temor a uma guerra comercial com a China.

O índice Nasdaq desinflou na metade da jornada e acabou sem variação, mas em geral Wall Street esteve centrado nas notícias econômicas, que nesta sexta-feira ofereciam um dado positivo: a produção industrial do país cresceu 1,1% em fevereiro, a maior alta em quatro meses, e o dobro que o esperado por analistas.

O conjunto da semana, no entanto, deixa um retrocesso de 1,5% para o Dow Jones, arrastado pela percepção de vulnerabilidade da aeronáutica Boeing perante possíveis represálias comerciais da China, de 1,2% para o S&P 500 e de 1% para a Nasdaq.

O setor de energia liderou os lucros na Bolsa de Nova York hoje e progrediu 0,91%, seguido pelo das empresas de serviços públicos (0,88%). O único que fechou com números vermelhos foi o tecnológico (-0,25%).

Entre os 30 componentes do Dow Jones, a maior alta foram das ações da Wal-Mart (1,9%), na frente de American Express (1,29%), Caterpillar (1,11%), Exxon Mobil (0,94%) e Visa (0,91%).

Do outro lado, as baixas mais pronunciadas foram de Nike (-0,72%), Cisco, UnitedHealth e United Technologies (-0,71%).

Em outros mercados, a onça do ouro recuava até US$ 1.313,60, enquanto a rentabilidade do bônus do Tesouro a 10 anos avançava até 2,844%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos