Bolsas

Câmbio

Comissária europeia de Comércio viajará aos EUA para pedir isenção de tarifas

Bruxelas, 19 mar (EFE).- A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, viajará amanhã a Washington para continuar seus contatos com funcionários do alto escalão do governo americano, com quem negociará para que a União Europeia (UE) fique isenta das tarifas sobre o aço e o alumínio anunciadas pelos Estados Unidos.

Fontes da UE confirmaram nesta segunda-feira que Cecilia terá reuniões durante terça e quarta-feira com o secretário de Comércio americano, Wilbur Ross, e com outros membros do Executivo do presidente Donald Trump.

A reunião com Ross tinha sido anunciada na semana passada tanto por Trump, com uma mensagem em sua conta do Twitter, como pela própria Comissão Europeia (CE), embora ainda não estivesse determinado o local nem a data em que aconteceria o encontro.

Cecilia tentará fazer com que a UE fique isenta das tarifas de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre as de alumínio, que os EUA impõem alegando motivos de "segurança nacional", apesar de Bruxelas acreditar que se trata de uma salvaguarda comercial disfarçada.

A UE reiterou em várias ocasiões desde o anúncio das tarifas, que devem entrar em vigor nesta sexta-feira, que considera que, como aliada próxima dos EUA, espera ficar isenta das medidas.

A comissária já teve um encontro com o chefe de Comércio Exterior dos EUA, Robert Lightheiz, no último dia 10 de março a fim de obter mais clareza sobre as condições e o procedimento para se isentar da medida.

No entanto, Bruxelas não obteve os esclarecimentos que esperava e anunciou que haveria um novo encontro.

Embora continue buscando essa isenção, a UE já prepara sua resposta caso as tarifas americanas afetem o bloco, uma reação que inclui uma lista de medidas de salvaguarda, de defesa comercial e o lançamento de procedimentos de arbitragem no marco da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos