Bolsas

Câmbio

Comissão Europeia espera que Trump anuncie isenção de tarifaço para a UE

Bruxelas, 22 mar (EFE).- A comissária europeia de Comércio, Cecilia Malmström, disse nesta quinta-feira que espera que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anuncie a "isenção" para a União Europeia das tarifas sobre o aço e o alumínio que o governo americano deve impor a alguns países.

"Esta tarde fará um anúncio de possíveis isenções. Esperamos estar nessa lista", afirmou Cecilia aos eurodeputados da comissão de Comércio Internacional da Eurocâmara, depois de sua viagem a Washington nesta semana.

A comissária indicou que confia que o secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, recomende a Trump que a EU, "em seu conjunto", seja excluída dessas tarifas.

Cecilia indicou que a isenção não envolve um "pacto secreto" com o governo americano e deixou claro que a UE "não é uma ameaça para a segurança dos EUA" em relação ao aço e o alumínio.

"Tivemos debates muito detalhados sobre isso e espero que nos leve a ficar isentos das tarifas".

A comissária acrescentou que será criado um marco de trabalho comum entre Bruxelas e Washington em relação aos "interesses comerciais mútuos", entre os quais mencionou como exemplo a cooperação sobre capacidade e a China.

Ao término das reuniões de terça-feira e quarta-feira, os departamentos comerciais dos EUA e a CE indicaram que Trump e Bruxelas abrirão "imediatamente" uma discussão para conseguir um acordo em matéria de comércio exterior, incluindo as tarifas sobre o aço e o alumínio.

"Concordamos em lançar imediatamente um processo de discussão com o presidente Trump e seu governo sobre aspectos comerciais em comum, incluídos o aço e o alumínio, com vista em identificar resultados aceitáveis para as duas partes o mais rápido possível", afirmaram em comunicado conjunto.

O anúncio aconteceu depois de Ross e Cecilia se reunirem em Washington e elaborarem o processo a seguir de agora em diante para enfrentar a situação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos