IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BID realizará assembleia de 2019 na China

24/03/2018 14h31

Mendoza (Argentina), 24 mar (EFE).- O Banco Interamericano de Desenvolvimento anunciou neste sábado que a próxima edição de sua assembleia anual vai acontecer na cidade chinesa de Chengdu, em março de 2019, justo quando se completam 10 anos da adesão de Pequim à organização.

"No próximo ano completará dez anos da entrada da China no BID", ressaltou Luis Alberto Moreno, presidente da instituição financeira, em um ato de apresentação na cidade argentina de Mendoza, onde é realizada a reunião deste ano.

Moreno destacou os "fortes vínculos" entre América Latina e a China reforçados desde o começo de século, por sua vez ressaltou que se transformou em um parceiro comercial fundamental para a região.

No ato estiveram também presentes, o ministro de Fazenda da Argentina, Luis Caputo, e o subgovernador do Banco da China, Chen Yulu.

Chen lembrou "como ambas as partes trabalharam vigorosamente em conjunto e alcançadas destacáveis conquistas" tanto em "matéria financeira, tecnológica e de conhecimento" na última década.

"Para aprofundar ainda mais esta relação, o governo chinês sediará reunião de 2019. E os nossos amigos latino-americanos poderão ver de perto as profundas mudanças após 40 anos de reformas e abertura na China", sustentou Chen.

Trata-se da primeira ocasião na qual o grande encontro do banco multilateral BID vai acontecer no gigante asiático, país que decolou como a principal locomotiva econômica mundial dos últimos anos.

Chengdú, com algo mais de 14 milhões de habitantes, é a capital da província de Sichuan, no sudoeste da China.

À reunião anual da instituição financeira pan-americana, que se prolongará até 25 de março e onde o presidente argentino Mauricio Macri ofereceu o discurso inaugural, estão presentes centenas de líderes econômicos e políticos da região.