Bolsas

Câmbio

Bolívia anuncia criação do primeiro museu subaquático no Lago Titicaca

La Paz, 2 abr (EFE).- O Ministério de Cultura e Turismo da Bolívia anunciou nesta segunda-feira que trabalha na abertura do primeiro museu subaquático no Lago Titicaca, para preservar restos arqueológicos de uma cultura andina e aproximá-los dos turistas.

O impulso para abrir este museu se deve à pesquisa realizada pela Cooperação Belga nas profundezas do Titicaca, lago partilhado com o Peru, onde foram encontrados restos da cultura de Tiahuanaco e dos incas, segundo um comunicado do Ministério.

Entre os restos encontrados estão alguns objetos que as mulheres utilizavam para pentear-se e vasilhas que são resguardadas em um repositório de uma das comunidades originárias da região, explicou a ministra de Cultura e Turismo da Bolívia, Wilma Alanoca.

Atualmente existem operadoras privadas, agências de turismo, que prestam serviços de mergulho para visitar os achados.

O novo museu é desenvolvido com base nos resultados dessa pesquisa, sintetizada em um documentário que será apresentado neste mês.

"O documentário tem uma duração de 30 minutos e permite conhecer toda a pesquisa subaquática que tem a ver com os restos arqueológicos da cultura tihuanacota", destacou Alanoca.

Em 2013 foi realizado o projeto "Wiñaymarka" ("Povo Eterno)", impulsionado pelo Ministério de Cultura da Bolívia e a Universidade Livre de Bruxelas, com o qual um grupo de arqueólogos, liderado pelo belga Christophe Delaere, encontrou pelo menos 2.000 peças da época pré-hispânica nas escavações subaquáticas.

O Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo, está situado a 3.800 metros de altitude em plenos Andes, ocupa uma superfície de mais de 8.500 quilômetros quadrados e serve de fronteira natural entre Bolívia e Peru, além de ser uma das principais atrações turísticas de ambos países.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos