Bolsas

Câmbio

Falha técnica causa transtornos no tráfego aéreo da Europa

Bruxelas, 3 abr (EFE).- Uma falha técnica em um dos sistemas de controle da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, Eurocontrole, provoca nesta terça-feira transtornos no tráfego aéreo e metade dos voos pode sofrer atrasos, informou esta agência.

Em comunicado, a organização encarregada da gestão do tráfego aéreo no continente indicou que detectou um problema em seu sistema de Gestão do Fluxo Tático Reforçado (ETFMS, na sigla em inglês), utilizado para regular o fluxo de voos na Europa, o que levou à redução da capacidade do espaço aéreo em até 10% como medida de contingência.

"O problema com o ETFMS foi identificado e estamos trabalhando para voltar a operar normalmente", afirmou.

O Eurocontrole explicou que os planos de voo apresentados antes das 10h26 GMT (7h26 de Brasília) de hoje tinham sido negados devido ao incidente e anunciou que o plano de medidas extraordinárias será mantido durante "as próximas horas" até haver a "certeza de que o sistema está funcionando corretamente".

"Esperamos que as operações normais sejam retomadas no final desta tarde", acrescentou.

Um total de 29.500 voos é esperado durante esta terça-feira, dos quais aproximadamente metade pode sofrer atrasos por conta da interrupção do sistema, informou a Organização.

O Eurocontrole afirmou que o problema técnico não gerou nenhum tipo de risco na segurança dos voos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos