Bolsas

Câmbio

CPC aumenta em mais de 10 milhões transporte de petróleo bruto no Cazaquistão

Astaná, 4 abr (EFE).- O Consórcio do Oleoduto do Mar Cáspio (CPC, por sua sigla em inglês) no ano passado aumentou em 10,8 milhões de toneladas o transporte de petróleo bruto aos mercados mundiais desde o Cazaquistão, informou nesta quarta-feira o diretor-geral do consórcio privado, Nikolai Gorban.

"Um total de 55,1 milhões de toneladas de petróleo bruto foram transportadas para exportação em 2017. Isto significa um aumento de 10,8 milhões de toneladas com relação a 2016", disse Gorban em uma coletiva de imprensa em Astana.

O CPC realizou a partir de 2011 um projeto de expansão que terminou em outubro e que substituiu uma seção de 88 quilômetros de oleodutos e reconstruiu parte das estações de Tengiz e Atyrau, entre outras melhorias.

Isto permitiu aumentar a capacidade de transporte do oleoduto do consórcio, que passou de 37 para 67 milhões de toneladas por ano.

Durante 2017, o maior volume de petróleo bruto cazaque, cerca de 28,8 milhões de toneladas, foi transportado desde o campo de Tengiz, enquanto 10,6 vieram de Karachaganak e 7,4 de Kashagan.

Além disso, desde 2016 é realizada a ampliação do campo petrolífero de Tengiz, localizado na zona do Mar Cáspio, o que supôs o maior investimento no setor, avaliado em US$ 37 milhões.

Segundo Gorban, o consórcio espera transportar cerca de 67 milhões de toneladas de petróleo em 2018, das quais 60 seriam provenientes do Cazaquistão.

Grande parte deste aumento virá da jazida cazaque de Kashagan, desde onde o CPC prevê duplicar o transporte de petróleo para chegar a 13 milhões de toneladas, segundo explicou Gorban.

O CPC conta com a participação dos governos da Rússia e Cazaquistão e das principais companhias produtoras do mundo, como Chevron, Mobil, LukArco e Rostneft-Shell.

O sistema da CPC transporte através de seus 1,5 mil quilômetros de oleodutos principalmente petróleo desde as grandes jazidas de petróleo do Cazaquistão ocidental ao Terminal Marítimo de Novorossiysk-2, no Mar Negro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos