Bolsas

Câmbio

Canadá aponta para possível acordo sobre o Nafta com EUA e México

Toronto, 5 abr (EFE).- O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, apontou nesta quinta-feira um possível acordo com os Estados Unidos e o México para renovar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta).

O acordo pode estar muito próximo, já que a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, anunciou que comparecerá amanhã em Washington para uma reunião com o representante de Comércio Exterior dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário de Economia do México, Ildefonso Guajardo.

A emissora pública canadense "CBC" disse hoje que a oitava rodada de negociações do Nafta, que tinha que ter começado no domingo, foi suspensa e que o presidente americano, Donald Trump, quer assinar o novo acordo na próxima semana.

Trudeau afirmou hoje na cidade de Québec que estão "em um momento no qual se avança de forma significativa" nas negociações e que esperam ter "em breve boas notícias".

O primeiro-ministro acrescentou que as conversas atravessam "um momento muito produtivo", embora também tenha afirmado que "neste tipo de negociação", há momentos nos quais se avança mais que em outros.

Trudeau confirmou que viajará para Lima (Peru) de 12 a 14 de abril para participar da Cúpula das Américas e que se reunirá com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, e com Trump.

O otimismo canadense sobre um iminente acordo com os EUA e o México surge pouco depois de Washington renunciar à reivindicação para que os veículos produzidos na América do Norte tivessem pelo menos 50% de autopeças americanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos