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Evento clássico, Easter Jeep Safari é um laboratório ao ar livre para a Jeep

05/04/2018 23h31

Julio César Rivas.

Detroit (EUA), 5 abr (EFE).- Há 18 anos, a Jeep participa do Easter Jeep Safari, um evento criado por entusiastas de veículos off-road e que, para a marca do grupo Fiat Chrysler (FCA), se transformou em um autêntico laboratório ao ar livre.

Desde 1967, quando foi realizada a primeira edição do Jeep Safari, centenas de jipeiros se reúnem na Semana Santa na cidade de Moab, no estado de Utah (EUA), para explorar trilhas no deserto e pôr à toda prova seus veículos nas condições mais difíceis.

O evento é organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers, e desde o ano de 2001 a Jeep participa de forma oficial com protótipos que são, na maioria, modelos atuais modificados com peças que ainda não chegaram ao mercado.

Neste ano, a Jeep se apresentou no evento com sete protótipos, quatro criados pela própria marca (4Speed, Sandstorm, B-Ute e Wagoneer Roadtrip) e outros três pela Mopar, fabricante de peças e acessórios da FCA (Nacho, Jeepster e J-Wagon).

Porém, como afirmou à Agência Efe o diretor de Design da Jeep, Mark Allen, os protótipos que a marca levou a Moab não são decorativos, como a maioria dos que são exibidos em salões do automóvel, mas totalmente "funcionais".

"O que torna único o Easter Jeep Safari para nós é que construímos os veículos e os levamos a Moab não só para exibí-los, mas também para experimentá-los no ambiente para o qual são projetados. São totalmente funcionais", declarou o executivo.

Allen, que em 2001 tomou a decisão de que a Jeep passasse a participar do evento para testar as capacidades de seus veículos e experimentar novos conceitos e tendências, não só leva a Moab automóveis, mas também engenheiros.

"Levamos a Moab gente que trabalha nos nossos escritórios e que nunca experimentou o que é a cultura Jeep para expô-los aos entusiastas da marca. E lhes ensinamos a dirigir off-road da forma como estes veículos têm que ser conduzidos", explicou Allen.

Os engenheiros da Jeep reconhecem que a experiência é única, porque os entusiastas da marca, que em muitas partes dos Estados Unidos é idolatrada, "não são tímidos" na hora de expressar suas opiniões sobre os veículos da montadora.

"Tive várias conversas interessantes com as pessoas que foram ao Easter Jeep Safari", disse Allen.

"Em Moab nos conectamos diretamente com nossos clientes. É extremamente importante para nós. É como fazer pesquisa de produto sem que as pessoas saibam que estamos fazendo. Quando chegamos ao deserto, colocamos as mãos em nossos bolsos, nos calamos e escutamos o que têm a nos dizer", acrescentou.

Dessas "sessões" com os entusiastas e da experiência de guiar veículos em Moab surgiram muitas das ideias que agora estão no novo Wrangler que a Jeep acaba de lançar.

Da mesma forma, os protótipos que a Jeep levou neste ano ao evento têm detalhes dos próximos passos a serem dados pela marca.

Por exemplo, Todd Beddick, diretor da área de acessórios e alto rendimento da Mopar, afirmou que as portas tubulares do protótipo Nacho, baseado em um Wrangler Rubicon 2018 de duas portas, estarão à venda já nas próximas semanas.

O Jeepster, também baseado no Rubicon, e o J-Wagon, com inspiração em um Wrangler Saara, têm acessórios como faróis off-road de 5 e 7 polegadas de LED que provavelmente serão lançados no futuro.

Outra prova de como o Easter Jeep Safari é um verdadeiro laboratório de testes para a Jeep é o protótipo Sandstorm, com o motor de 6,4 litros em V8 da Mopar acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades, eixos de alta resistência Dynatrac 60 e pneus de 39,5 polegadas.

"Com o Sandstorm, queremos iniciar a conversa sobre veículos off-road de alta velocidade. A Jeep é conhecida por off-roads de baixa velocidade, para superar inclinações rochas de grandes dimensões. Mas queremos ampliar a nossa gama e entrar em outras áreas de off-road", explicou Allen.

Com o 4Speed, a Jeep quer destacar as capacidades naturais do Wrangler com o motor turbo de 2 litros de fábrica.

"A única coisa que fizemos basicamente foi torná-lo mais leve, tirando elementos como o sistema de ar condicionado e calefação, além de acrescentar peças de fibra de carbono em vez de metal", disse Allen.

O Wagoneer Roadtrip, que utiliza um Wagoneer de 1965 restaurado e melhorado, é uma antecipação de um futuro modelo que a Jeep pode lançar nos próximos anos.

"Moab é para nós o ápice do ano", concluiu o executivo.

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