Bolsas

Câmbio

Venezuela suspende relações econômicas com Varela e 46 empresas do Panamá

Caracas, 5 abr (EFE).- A Venezuela suspendeu nesta quinta-feira as relações econômicas com um grupo de funcionários do governo do Panamá, entre eles o presidente do país, Juan Carlos Varela, e a vice, Isabel de Saint Malo, assim como para 46 empresas.

A decisão foi publicada em uma resolução conjunta de vários ministérios da Venezuela. O governo de Nicolás Maduro optou pela suspensão por afirmar que o sistema financeiro panamenho é usado recorrentemente por criminosos do país para movimentar dinheiro proveniente de atividade ilícita.

"A Venezuela ordena a imediata suspensão de todas as relações econômicas, culturais e financeiras com cidadãos da República do Panamá, indicados em Lista, sobre as bases do princípio de precaução e como uma medida de proteção", afirmou o governo na nota.

A administração de Maduro também afirma que o governo do Panamá amparou o cometimento de crimes, criticou a opacidade do sistema financeiro do país e denunciou que cidadãos panamenhos dentro e fora do país colaboraram em delitos contra a Venezuela.

A suspensão vale por 90 dias, prorrogáveis por iguais períodos. O texto da resolução, divulgado pela emissora estatal "VTV", afirma que as medidas obedecem ao "risco iminente" que essas pessoas representam para o sistema financeiro da Venezuela, para a estabilidade econômica e para a soberania do país.

Entre as empresas punidas pela Venezuela estão a Companhia Panamenha de Aviação, Yamaha Music Latin America, LG Eletronics Panamá e Samsung Eletronics América Latina.

Na semana passada, a Comissão Nacional contra a Lavagem de Dinheiro, um órgão vinculado ao Ministério de Economia e Finanças do Panamá, publicou uma lista de 55 cidadãos venezuelanos que poderiam representar um "alto risco em matéria de lavagem de capitais, financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa". Maduro é um dos nomes na relação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos