ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Santander lança 1º serviço de transferência internacional com blockchain

12/04/2018 18h09

São Paulo, 12 abr (EFE).- O Banco Santander anunciou nesta quarta-feira o lançamento do primeiro serviço de transferências internacionais com uso da tecnologia blockchain, baseada no encadeamento de bloqueadores de segurança, conhecida por ser usada nas transações com bitcoins.

Em comunicado, o banco informou que o novo serviço "Santander One Pay FX" está disponível para clientes de Brasil, Espanha, Reino Unido e Polônia, e permite realizar remessas de câmbio de maneira mais rápida em até duas horas.

A funcionalidade também permite aos clientes saber o valor exato da conversão monetária antes de efetuar a transação.

A presidente do Santander, Ana Botín, destacou que o "One Pay FX" usa a tecnologia blockchain para garantir transações internacionais "rápidas, simples e seguras, oferecendo o valor, a transparência e a confiança que os clientes esperam dos serviços de um banco".

"A partir de hoje, os clientes do Reino Unido podem usar o One Pay para transferir moeda pela Europa e para os Estados Unidos. Na Espanha, os clientes podem transferir para o Reino Unido e os EUA, enquanto os consumidores do Brasil e da Polônia podem transferir para o Reino Unido", detalhou a presidente.

De acordo com Botin, a meta é oferecer transferências instantâneas entre vários mercados ainda este ano.

O novo serviço utiliza o 'xCurrent', uma tecnologia baseada em registros contábeis compartilhados criada pela empresa californiana Ripple, que em 2015 recebeu investimentos do fundo de capital empreendedor do Santander, o InnoVentures.

O fundo, que é voltado para tecnologia financeira, fez aportes em cerca de 20 startups do setor vinculadas à inteligência artificial, big data, blockchain, pagamentos e outras modalidades bancárias a fim de aprimorar serviços.

"Acreditamos que a tecnologia não é um fim, mas um meio de oferecer soluções para facilitar o dia a dia das pessoas. No caso das transferências internacionais, o blockchain tem um efeito transformador, com benefícios inequívocos para os nossos clientes", disse, em nota, o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial.

Rial contou que a equipe do Brasil participou de todas as etapas do desenvolvimento do Santander One Pay FX, e segue "em busca de oportunidades para o uso do blockchain em outras aplicações" para desenvolver novas soluções financeiras nacional e internacionalmente.

Mais Economia