Bolsas

Câmbio

Lituânia se tornará membro de número 36 da OCDE

Paris, 3 mai (EFE).- A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) convidou nesta quinta-feira formalmente a Lituânia para que se transforme no país-membro de número 36, o que deveria acontecer depois que firme o acordo de adesão, previsto para o final do mês.

A integração vai acontecer uma vez que a Lituânia tenha dado os passos pertinentes em nível interno para integrar na sua legislação a convenção da OCDE e deposite os instrumentos de adesão ao Governo francês, que funciona como depositário, explicou a organização em comunicado.

O secretário-geral, Anjo Gurría, manifestou sua satisfação com a entrada da Lituânia na qual chamou a "casa das melhores práticas" e por se unir ao "empenho coletivo para oferecer respostas aos principais desafios econômicos, sociais e ambientais do nosso tempo".

Gurría se mostrou convencido de que esta nova incorporação "enriquecerá" o trabalho do conhecido como o "clube dos países desenvolvidos graças a sua experiência única em várias políticas".

Ao mesmo tempo, ajudará a Lituânia nos seus esforços para "melhorar o bem-estar" dos seus cidadãos.

Gurría espera realizar essa integração durante a visita que realizará a Vilnius, capital da Lituânia, no início de julho.

O processo de entrada desta república báltica começou em 2015, quando foram abertas as negociações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos