Bolsas

Câmbio

Trump anuncia negociações comerciais com a China e eventual encontro com Xi

Washington, 3 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quarta-feira que assessores americanos estão em Pequim para negociar sobre comércio com a China e sugeriu um eventual encontro com o mandatário do país asiático, Xi Jinping.

"Nossa grande equipe financeira está na China tentando negociar umas regras de comércio justas! Espero me encontrar com o presidente Xi em um futuro não muito distante. Sempre teremos uma boa (genial) relação!", disse Trump, no Twitter.

Estas negociações chegam depois de meses de turbulências diplomáticas entre Washington e Pequim classificadas de "guerra comercial".

Além das novas tarifas de 25% sobre o aço e de 10% no alumínio, Trump ameaçou recentemente com tarifas por um valor de US$ 150 bilhões a centenas de produtos chineses para compensar o elevado déficit comercial com o gigante asiático.

Pequim, por sua parte, respondeu com medidas similares e além disso apresentou na Organização Mundial do Comércio (OMC) uma denúncia contra os Estados Unidos por essas tarifas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos