ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Assistente digital do Google será capaz de conversar com pessoas por telefone

08/05/2018 20h19

Nova York, 8 mai (EFE).- A assistente digital do Google será capaz de conversar pessoas por telefone para poupar os usuários do esforço de fazer ligações, revelou a empresa nesta terça-feira durante o Google I/O, sua conferência anual para desenvolvedores.

O diretor-executivo do Google, Sundar Pichai, abriu o evento em Mountain View, na Califórnia, onde fica a sede da empresa, mostrando uma apresentação focada em inteligência artificial, cada vez mais integrada nos serviços do Google, começando pelo assistente digital.

Nas demonstrações, o Google Assistant liga para uma barbearia para fazer uma reserva para o usuário. Com uma voz natural, o sistema digital mantém uma conversa com uma pessoa real do outro lado do telefone, apesar de dar algumas respostas inesperadas.

"Inclusive nos Estados Unidos, cerca de 60% das pequenas empresas não têm sistema online de reservas e acreditamos que podemos ajudar nisso", explicou Pichai.

A sofisticada função, batizada como Duplex, ainda não será disponibilizada ao público, mas o Google usará a tecnologia nas próximas semanas para ligar para empresas e perguntá-las quando elas abrem, atualizando as informações no motor de buscas.

Em breve, o Google Assistant também ganhará novas funções. Os usuários não precisarão falar "Hey Google" para iniciar o sistema, que aceitará múltiplas funções ao mesmo tempo.

A inteligência artificial também estará presente em novas funções em uma série de serviços. O Gmail, por exemplo, preverá frases inteiras quando o usuário estiver digitando. Já o Google Photos reconhecerá amigos em fotos e sugerirá o compartilhamento da imagem com eles em apenas um clique.

O Google Lens também ganhou uma nova versão de testes que será instalada nas câmeras de celulares com o sistema Android, separada do aplicativo Photos, que permitirá obter informações sobre roupas ou músicas em tempo real, sem precisar tirar fotos.

Uma nova ferramenta do Lens que permite transformar em PDF uma foto de um documento impresso e selecionar o texto que está fotografado para transformá-lo em mensagem, evitando a transcrição, foi muito elogiada pelos desenvolvedores que estiveram no evento.

Além disso, o Google News foi redesenhado e ganhará a função "full coverage" (cobertura completa) em 127 países. Com o sistema, a empresa quer que o mundo tenha acesso às mesmas informações.

No décimo aniversário do Android, o Google revelou que a próxima versão do sistema operacional, batizado como Android P, estará disponível até o fim do ano. Ele terá mudanças nos gestos, que ficam mais similares aos usados pela Apple no iPhone X.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia