Bolsas

Câmbio

Rússia se diz decepcionada com decisão de Trump sobre acordo nuclear do Irã

Nações Unidas, 8 mai (EFE).- A Rússia disse nesta terça-feira estar decepcionada com a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de deixar o acordo nuclear com o Irã e não descartou a possibilidade de convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em resposta.

"Todas as opções estão na mesa", revelou o embaixador adjunto da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polyansky, perguntado pela opção de reunir o Conselho.

Em uma breve declaração, o diplomata disse que as autoridades russas estão "decepcionadas", mas deixou claro que a decisão de Trump "não é surpresa". Polyansky também concordou que o movimento americano pode gerar um aumento da tensão na região.

A representante dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, defendeu, em comunicado, a decisão de Trump.

"Esse era um acordo terrível que só fez com que o má comportamento internacional do Irã piorasse. Não podemos permitir que o Irã consiga armas nucleares e devemos resistir ao seu apoio ao terrorismo que continua ameaçando aos Estados Unidos e os seus aliados", disse Haley.

Ela também apoiou a fala do embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, que qualificou a resolução de "histórica" e disse que oferece a possibilidade de "uma nova era de segurança e estabilidade no Oriente Médio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos