Bolsas

Câmbio

Trump sugere retirar credenciais de alguns veículos que cobrem a Casa Branca

Washington, 9 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta quarta-feira a possibilidade de retirar as credenciais de acesso à Casa Branca de alguns veículos de imprensa que considera como responsáveis por divulgar informações negativas sobre seu governo e afirmou que os profissionais de "fake news" estão fazendo hora extra para publicar notícias contra ele.

"Por que trabalhamos tão duro para lidar com veículos de imprensa que são corruptos? Retiramos as credenciais?" escreveu Trump no Twitter em mais um ataque aos jornalistas americanos.

A presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca (WHCA), Margaret Talev, afirmou que comunicado que o fato de o presidente não gostar da cobertura dos veículos de imprensa não significa que as informações sejam falsas.

"Um imprensa livre deve poder informar sobre o bom, o ruim, o transcendental e o cotidiano, sem temor nem favores. E um presidente impedir que uma imprensa livre e independente cubra o funcionamento da nossa república seria um ataque desmedido à Primeira Emenda da Constituição", afirmou Talev.

Trump tem reiterado críticas à imprensa desde a campanha. Quando tomou posse, sugeriu modificar o protocolo das coletivas de imprensa diárias do porta-voz da Casa Branca, mas nunca antes tinha insinuado retirar as credenciais de veículos críticos ao governo.

No tweet em que faz a sugestão, Trump cita um estudo que indica que 91% das notícias publicadas sobre ele na TV são negativas.

Pouco depois, os apresentadores de seu programa favorito, o "Fox & Friends", da emissora "FoxNews", discutiram o estudo feito pelo Centro de Estudos Midiáticos, baseado nas notícias publicadas nos jornais noturnos das emissoras "ABC", "CBS" e "NBC" entre janeiro e abril.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos