IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa japonesa se desculpa por trem ter saído 25 segundos antes do previsto

17/05/2018 05h20

Tóquio, 17 mai (EFE).- Uma empresa ferroviária do Japão se desculpou publicamente depois que um dos seus trens deixou a estação na última sexta-feira com 25 segundos de antecedência.

"Este grande inconveniente que causamos aos nossos clientes é indesculpável", afirmou a empresa JR West, depois que um dos seus trens deixou a estação às 7h11min35 e não às 7h12, como estava previsto, de acordo com o comunicado da empresa.

O incidente, ocorrido na linha Biwako (entre Maibara e Kioto), veio a público após uma queixa de um passageiro, que ligou para o escritório central dizendo que tinha perdido o trem, pois este tinha saído antes, especificamente 25 segundos.

Esta é a segunda vez em seis meses que um trem japonês sai da estação antes da hora, depois de novembro do ano passado, um shinkansen (trem-bala) que seguia para a cidade de Tsukuba (norte de Tóquio) começou a viagem com 20 segundos de antecedência, uma notícia que gerou um grande impacto midiático fora do Japão.

Naquela ocasião, o maquinista do trem, que viajava com 1,2 mil passageiros a bordo, fechou as portas um minuto antes da hora estipulada e apesar de perceber seu erro, decidiu não abri-las novamente, já que não conseguia ver nenhum passageiro na estação.

Os trens japoneses são conhecidos pela sua pontualidade extrema, apesar de ser o país com o maior número de passageiros que se deslocam nesse meio de transporte por ano, segundo a União Internacional das Ferrovias.

No incidente do ano passado, a companhia "pediu sinceras desculpas" pelo atraso, que se deveu a uma confusão do maquinista quanto a hora da partida, embora naquela ocasião, nenhum passageiro ficou na estação.