IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa japonesa cria nave espacial para lançar voos comerciais em 2023

Divulgação
Imagem: Divulgação

01/06/2018 08h51

Tóquio, 1 jun (EFE).- Uma start-up do Japão anunciou que está trabalhando em um novo tipo de aeronave espacial, que combina o sistema de propulsão de um avião a jato com o de um foguete e será testado no ano que vem, com o objetivo de iniciar voos comerciais em 2023.

A PD Aerospace, uma empresa emergente de Nagoya, no centro de Japão, obteve um financiamento de 520 milhões de ienes (R$ 17,81 milhões) de cinco companhias, entre elas uma das maiores companhias aéreas japonesas, All Nippon Airways (ANA), para o projeto, confirmou nesta sexta-feira à Agência Efe um porta-voz da 'start-up'.

Leia também: 

A companhia trabalha em uma aeronave espacial equipada com um motor que pode alternar entre modo de avião a jato e foguete para criar a primeira aeronave de passageiros do Japão capaz de alcançar o espaço exterior (100 quilômetros de altitude) e reentrar na atmosfera.

A 'start-up' já testou com sucesso em julho do ano passado o sistema de propulsão alternado, e afirma que este é o primeiro do mundo com tais caraterísticas, e agora procura aperfeiçoar o seu projeto.

A empresa planeja fazer três testes com aeronaves não tripuladas em 2019 e realizar seu primeiro voo comercial no final de 2023.

"A comercialização do espaço progrediu exponencialmente principalmente nos Estados Unidos", disse o executivo-chefe (CEO) da PD Aerospace, Shuji Ogawa, em comunicado no qual afirmou que a empresa procura "ter um papel (relevante) no futuro do transporte espacial da nova era o mais em breve possível".

Revisão tira mais de 1.600 peças de dentro de avião; veja

UOL Notícias