Bolsas

Câmbio

Petrobras nomeia Ivan Monteiro como presidente interino

Rio de Janeiro, 1 jun (EFE).- O Conselho de Administração da Petrobras nomeou nesta sexta-feira o diretor financeiro da companhia petrolífera, Ivan Monteiro, como seu presidente interino, em substituição de Pedro Parente, que pediu demissão hoje após as críticas à política de preços da empresa.

A Petrobras fez o anúncio através de um comunicado de fato relevante que enviou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), informando a decisão de nomear Monteiro interinamente para a presidência da estatal.

Antes de ser diretor-executivo da Área Financeira e de Relação com Investidores da Petrobras, Monteiro foi vice-presidente de Relações de Gestão Financeira entre 2009 e 2015 do Banco do Brasil, onde também ocupou vários cargos ao longo da sua carreira.

Monteiro, que desempenhará os dois cargos (presidente interino e diretor financeiro), chegou à empresa junto com o ex-presidente Aldemir Bendine, nomeado pela então presidente Dilma Rousseff.

Investigado pela Operação Lava Jato, Bendine perdeu seu cargo, mas Monteiro permaneceu na companhia petrolífera e trabalhou durante os dois últimos anos ao lado de Parente.

Monteiro assumirá a presidência interina até que o presidente Michel Temer anuncie o substituto de Parente na Petrobras, o que pode acontecer nesta própria sexta-feira.

Entre os nomes cogitados para substituir Parente está o do próprio Monteiro, que deve reunir-se nesta sexta-feira com Temer para discutir seu futuro à frente da empresa.

Pedro Parente renunciou hoje à presidência da Petrobras, após as críticas recebidas pela política de preços da estatal, que foi o estopim de uma greve de caminhoneiros que deixou o Brasil à beira do colapso.

A greve dos caminhoneiros foi suscitada pelos contínuos e fortes aumentos do preço do combustível, que o governo finalmente decidiu reduzir e congelar até o final do ano, por meio de subsídios que custarão R$ 9,5 bilhões ao Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos