IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bulgária reativa projeto de construção da 2ª usina nuclear do país

07/06/2018 11h33

Sófia, 7 jun (EFE).- O Parlamento da Bulgária, dominado pelo partido governante, o conservador populista GERB, decidiu nesta quinta-feira reativar os planos para construir uma segunda usina nuclear no país.

Ao todo, 172 deputados votaram a favor da proposta do GERB, com apenas 14 contra. O governo prevê construir uma nova usina, com tecnologia russa, na cidade de Belene, no rio Danúbio, ao norte da Bulgária, na fronteira fluvial com a Romênia.

Caso os planos sigam em frente, esta será a segunda usina nuclear do país, após a de Kozloduy (em funcionamento desde 1970), que conta atualmente com dois blocos de reatores, com uma potência de quase 2.000 megawatts.

Em março de 2012, o projeto de Belene foi suspenso por um Parlamento também dominado pelo GERB e com o mesmo primeiro-ministro de hoje, Boyko Borisov.

Segundo a votação desta quinta-feira, o Ministério de Energia está encarregado de buscar até o final de outubro um investidor estratégico para a realização das obras.

A oposição socialista, próxima à Rússia, sempre foi a favor de Belene, um projeto lançado inicialmente em 2001 com o então primeiro-ministro, Simeon da Bulgária.