ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Cazaquistão pede impulsionamento de linhas de alta velocidade Pequim-Berlim

10/06/2018 05h23

Qingdao (China), 10 jun (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, destacou neste domingo na cúpula da Organização para a Cooperação de Xangai (SCO) a necessidade de impulsionar projetos de conexão intercontinental, como a linha de alta velocidade Pequim-Berlim, que passaria pela capital cazaque, Astana.

"A conectividade através de infraestruturas pode aumentar o desenvolvimento dos membros da SCO e promover a criação de emprego, e projetos como o trem de alta velocidade Pequim-Astana-Moscou-Berlim podem construir sinergias entre esta organização e a União Europeia", ressaltou o líder cazaque.

Nazarbayev, cujo país foi presidente rotativo da SCO no ano passado, também sugeriu o aumento da cooperação em matéria financeira, incluindo o estabelecimento de mercados de divisas estratégicos e acordos de troca de moeda entre os países-membros.

"As prioridades estratégicas para a SCO devem continuar sendo o diálogo político para uma maior confiança política mútua", explicou o presidente cazaque, que esta semana participou junto com o presidente da China Xi Jinping à assinatura de vários acordos de cooperação bilateral em Pequim.

O Cazaquistão é um dos membros fundadores da SCO, criada em 2001 para aumentar a cooperação econômica e de segurança eurasiática e que atualmente engloba também China, Rússia, Índia, Paquistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Uzbequistão.

Mais Economia