Bolsas

Câmbio

Fed confirma expectativas e aumenta juros nos EUA para entre 1,75% e 2%

Washington, 13 jun (EFE).- O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, aumentou nesta quarta-feira os juros básicos no país em 0,25%, para um patamar entre 1,75% e 2%, voltando a mostrar confiança no fortalecimento da economia americana.

Esta foi a segunda elevação dos juros de referência nos Estados Unidos neste ano, e segundo o Fed, outras duas devem ocorrer até o fim de dezembro.

"As informações recebidas desde maio indicam que o mercado de trabalho continuou se fortalecendo e que a atividade econômica aumentou em um ritmo sólido", afirmou o Fed em comunicado ao término da reunião de dois dias do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês), que dirige a política monetária no país.

A decisão foi tomada de forma unânime, com oito votos a favor e nenhum contra.

O Fed também melhorou a previsão de crescimento econômico dos EUA para este ano dos 2,7% calculados em março para 2,8%, e previu que a inflação fechará 2018 em 2,1%, em vez de 1,9%, como analisou três meses atrás.

Em relação a 2019, o banco central americano manteve a previsão de crescimento em 2,4% e elevou a de inflação de 2% para 2,1%.

Segundo a instituição, o índice de desemprego continuará em um nível próximo ao pleno emprego - de 3,6% para 2018 e 3,5% para 2019.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos