ipca
0,48 Set.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

UE considera nova tarifa dos EUA para azeitona da Espanha "inaceitável"

13/06/2018 11h16

Bruxelas, 13 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) considerou nesta quarta-feira que as novas tarifas dos Estados Unidos à azeitona de mesa espanhola são "inaceitáveis " e afirmou que esta é uma "medida protecionista" contra um produto considerado "popular" entre americanos.

O departamento de Comércio dos Estados Unidos adotou ontem a decisão de aumentar a taxação de entrada no seu território da azeitona preta da Espanha, que passa de 21,60% para 34,75%.

"Esta é uma medida protecionista contra um produto bem-sucedido, de alta qualidade e popular entre os consumidores americanos. Nem a substância desta decisão nem o processo que levou a tomá-la são justificados", afirmou o porta-voz comunitário de Comércio, Daniel Rosario, durante a entrevista coletiva diária da Comissão.

A Comissão não tomará medidas automaticamente, como fez com os encargos ao aço e ao alumínio há algumas semanas, já que esta mudança ainda precisa passar pela Comissão de Comércio Internacional (CTI) dos Estados Unidos, encarregada de anunciar a decisão final em 24 de julho. Caso a CTI concorde com a medida serão impostas ações compensatórias.

Perguntado pelo potencial aumento do impacto da taxação, que poderia atingir a Política Agrária Comum (PAC), ele ressaltou que "estão muito cientes das possíveis amplas implicações" da decisão e que esse é o motivo pelo qual a Comissão tem acompanhado o processo de perto.

Newsletters

Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.

Quero receber

Mais Economia