Apple é multada na Austrália em US$ 6,6 milhões por prejudicar clientes
Sydney (Austrália), 19 jun (EFE).- A Apple terá que pagar uma multa na Austrália de aproximadamente US$ 6,6 milhões por prejudicar clientes que compraram seus aparelhos entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, informaram as fontes judiciais nesta terça-feira (data local).
A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC, sigla em inglês) processou no Tribunal Federal da Austrália a Apple US e sua filial no país, após investigar centenas de queixas vinculadas ao "erro 53".
Esta falha técnica desativou os telefones e tablets da companhia depois que os proprietários dos aparelhos baixaram uma atualização do sistema operacional iOS, segundo um comunicado da ACCC.
A Apple admitiu ter rejeitado a reparação dos terminais de pelo menos 275 clientes australianos afetados, alegando que os dispositivos já tinham sido reparados por terceiros.
"Se um produto tem uma falha, os clientes têm o direito de consertá-lo ou substituí-lo, de acordo com a Lei do Consumidor da Austrália e, às vezes, até mesmo um reembolso", disse a comissária da ACCC, Sarah Court.
Após a notificação das investigações da ACCC à Apple, a empresa colocou em prática um programa para compensar aos clientes prejudicados - que são em torno de 5 mil -, entre outras medidas, acrescentou o órgão que vigia os direitos dos consumidores na Austrália.
A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC, sigla em inglês) processou no Tribunal Federal da Austrália a Apple US e sua filial no país, após investigar centenas de queixas vinculadas ao "erro 53".
Esta falha técnica desativou os telefones e tablets da companhia depois que os proprietários dos aparelhos baixaram uma atualização do sistema operacional iOS, segundo um comunicado da ACCC.
A Apple admitiu ter rejeitado a reparação dos terminais de pelo menos 275 clientes australianos afetados, alegando que os dispositivos já tinham sido reparados por terceiros.
"Se um produto tem uma falha, os clientes têm o direito de consertá-lo ou substituí-lo, de acordo com a Lei do Consumidor da Austrália e, às vezes, até mesmo um reembolso", disse a comissária da ACCC, Sarah Court.
Após a notificação das investigações da ACCC à Apple, a empresa colocou em prática um programa para compensar aos clientes prejudicados - que são em torno de 5 mil -, entre outras medidas, acrescentou o órgão que vigia os direitos dos consumidores na Austrália.