Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Países da Rota da Seda fecham acordo para criar Clube de Prefeitos

03/07/2018 13h15

Astana, 3 jul (EFE).- Os prefeitos das mais de 60 cidades vinculadas pela iniciativa conhecida como a nova Rota da Seda fecharam um acordo nesta terça-feira em Astana para criar um Clube de Prefeitos e várias associações de empresários, universidades, jornalistas e poetas, assim como uma plataforma para mulheres e organizações jovens.

"As cidades são o futuro da humanidade. A rede de cidades globais se transformará no marco econômico e político do novo mundo", declarou o prefeito de Astana, Asset Issekeshev, ao término do Fórum Internacional dos Prefeitos da Rota da Seda.

"As grandes cidades se transformarão no motor do crescimento econômico", afirmou Issekeshev.

Por sua vez, Bernd Hallie, presidente da European Retail Academy, uma rede acadêmica orientada ao diálogo empresarial entre universidades de ciências, apoiou a iniciativa como medida para "impulsionar a inovação".

"A Rota da Seda será um impulsor da inovação no mundo todo, mas temos que mudar muito rapidamente para ser bem-sucedidos", explicou.

Já o prefeito da cidade cazaque de Shymkent, Gabidulla Abdrakhimov, elogiou a realização do evento como corregedor de uma das três maiores cidades do Cazaquistão.

"Este fórum é muito importante para mim. Quero informar a meus colegas de outras cidades sobre Shymkent, sobre suas oportunidades, e quero atrair investimentos, porque Shymkent é o coração da Rota da Seda desde os tempos imemoráveis", disse.

O segundo e último dia do fórum contou com a participação da androide Sophia, desenvolvida pela companhia chinesa Hanson Robotics e que tem habilidades para se adaptar ao comportamento humano e se comunicar com as pessoas.

A humanoide, a primeira a contar com a cidadania de um país quando a Arábia Saudita a concedeu no ano passado, elogiou a moderna cidade de Astana.

"Me apaixonei pela arquitetura única da sua capital, onde se concentram as últimas tecnologias e os métodos inovadores de planejamento urbano. Vi uma capital jovem e dinâmica com magníficos edifícios", disse Sophia.

Além disso, durante os dois dias que durou o fórum internacional, os participantes acordaram com o artista chinês Shu Yong a construção da "Ponte de Ouro da Rota da Seda", um complexo arquitetônico que pretende simbolizar o sonho de criar uma comunidade global com um destino comum, interesses comuns e uma responsabilidade compartilhada.

Segundo os organizadores do Fórum, o evento contou com a participação de mais de 2 mil representantes políticos e do mundo dos negócios, entre eles os prefeitos das cidades de Londres, Bangcoc e Sydney.