Uruguai busca no Brasil investidores para construir parque temático
Montevidéu, 6 ago (EFE).- O Ministério de Turismo do Uruguai apresentou, dentro do Industry Showcase and Tabletop Networking, no Brasil, uma proposta para a instalação de um parque temático para captar o interesse de possíveis investidores estrangeiros.
O vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamín Liberoff, destacou que o país usará o encontro, que tem a participação dos estúdios Warner Bros e Universal Studios, para mostrar o projeto.
"Estamos conversando, vendo eventuais interessados e transferindo essas informações nossas para continuar trabalhando para conseguir investimentos ou eventualmente ver os interesses que podem haver para um parque temático desta natureza no Uruguai", disse Liberoff.
O vice-ministro afirmou na abertura do evento que o Uruguai busca ser um "multidestino" na região e "captar a atenção" de investimentos associados aos parques já existentes para fazer contatos e ver até onde a proposta pode avançar.
Liberoff explicou que, com base em um estudo da CSI Engenheiros, o Uruguai definiu diferentes módulos de investimento para o projeto de um parque total ou parcialmente coberto a partir de um valor básico de US$ 10 milhões. No entanto, aspectos como a localização do projeto ainda não estão definidos.
"É preciso ver se (os investidores) têm terrenos ou não. Há muitas coisas que são colocadas como alternativas dentro do estudo e o investidor estudará o que fazer", afirmou Liberoff.
O vice-ministro ressaltou, além disso, que o parque pode gerar desenvolvimento em infraestrutura e a criação de empregos. O projeto também pode ser um ponto de atração turística por si só.
Caso seja coberto, o parque diminuiria o sazonalismo do turismo no Uruguai, garantindo atividade estável entre abril e novembro.
Por outro lado, Liberoff afirmou que, por se tratar de uma atração turística pouco comum na América Latina, o investimento teria um grande potencial.
"Os parques de atrações da América Latina representam menos de 1% em nível mundial. Portanto, há uma oportunidade de crescimento porque há mais de 14 milhões de latino-americanos que vão a parques de diversões em outras partes do mundo", destacou.
O vice-ministro considerou como um exemplo de que a ideia pode funcionar é o sucesso do Beto Carrero World, em Santa Catarina.
A primeira edição do Industry Showcase and Tabletop Networking, organizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), ocorre entre hoje e amanhã no centro de convenções do parque Wet n'Wild, em Campinas.
O evento, que conta com o apoio da Associação Internacional de Atrações e Parques de Diversão (IAAPA), conta com a presença do ministro de Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, assim como de empreendedores e fabricantes mundiais de equipamentos para parques temáticos e aquáticos.
Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é discutir e refletir sobre as possíveis alternativas para incentivar o setor de parques temáticos e turismo no Mercosul.
O vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamín Liberoff, destacou que o país usará o encontro, que tem a participação dos estúdios Warner Bros e Universal Studios, para mostrar o projeto.
"Estamos conversando, vendo eventuais interessados e transferindo essas informações nossas para continuar trabalhando para conseguir investimentos ou eventualmente ver os interesses que podem haver para um parque temático desta natureza no Uruguai", disse Liberoff.
O vice-ministro afirmou na abertura do evento que o Uruguai busca ser um "multidestino" na região e "captar a atenção" de investimentos associados aos parques já existentes para fazer contatos e ver até onde a proposta pode avançar.
Liberoff explicou que, com base em um estudo da CSI Engenheiros, o Uruguai definiu diferentes módulos de investimento para o projeto de um parque total ou parcialmente coberto a partir de um valor básico de US$ 10 milhões. No entanto, aspectos como a localização do projeto ainda não estão definidos.
"É preciso ver se (os investidores) têm terrenos ou não. Há muitas coisas que são colocadas como alternativas dentro do estudo e o investidor estudará o que fazer", afirmou Liberoff.
O vice-ministro ressaltou, além disso, que o parque pode gerar desenvolvimento em infraestrutura e a criação de empregos. O projeto também pode ser um ponto de atração turística por si só.
Caso seja coberto, o parque diminuiria o sazonalismo do turismo no Uruguai, garantindo atividade estável entre abril e novembro.
Por outro lado, Liberoff afirmou que, por se tratar de uma atração turística pouco comum na América Latina, o investimento teria um grande potencial.
"Os parques de atrações da América Latina representam menos de 1% em nível mundial. Portanto, há uma oportunidade de crescimento porque há mais de 14 milhões de latino-americanos que vão a parques de diversões em outras partes do mundo", destacou.
O vice-ministro considerou como um exemplo de que a ideia pode funcionar é o sucesso do Beto Carrero World, em Santa Catarina.
A primeira edição do Industry Showcase and Tabletop Networking, organizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas do Brasil (Sindepat), ocorre entre hoje e amanhã no centro de convenções do parque Wet n'Wild, em Campinas.
O evento, que conta com o apoio da Associação Internacional de Atrações e Parques de Diversão (IAAPA), conta com a presença do ministro de Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, assim como de empreendedores e fabricantes mundiais de equipamentos para parques temáticos e aquáticos.
Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é discutir e refletir sobre as possíveis alternativas para incentivar o setor de parques temáticos e turismo no Mercosul.
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