IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trudeau diz que Canadá precisa de proteção porque Trump não cumpre regras

05/09/2018 18h25

Toronto, 5 set (EFE).- O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, justificou nesta quarta-feira a insistência do país em manter o mecanismo de solução de controvérsias existente no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) em um novo acordo comercial com os Estados Unidos.

"Trump nem sempre cumpre as regras", resumiu Trudeau.

O capítulo 19 do Nafta se tornou um dos principais obstáculos para que os dois países cheguem a um entendimento sobre a renovação do acordo comercial. Ele estabelece as formas para resolver as disputas entre os três aliados, determinando a criação de painéis de especialistas para avaliar as questões.

Trump quer eliminar o capítulo 19 do novo Nafta porque considera que o mecanismo restringe a soberania dos EUA. Mas o Canadá já afirmou que não está disposto a ceder.

Os dois países estão negociando hoje em Washington para tentar chegar a um acordo.

Em uma entrevista a uma rádio canadense, Trudeau explicou que seu governo tem "linhas vermelhas" que não aceita cruzar.

"Precisamos manter o capítulo 19 de resolução de controvérsias porque é o que garante que as normas serão cumpridas e sabemos que temos um presidente (Trump) que nem sempre cumpre as regras como elas estão estabelecidas", afirmou Trudeau.

"Não temos que aceitar um acordo ruim só porque ele quer. Preferimos deixá-lo e não assinar um acordo em vez de firmar um que seja ruim para os canadenses", ressaltou o primeiro-ministro.

Em Washington, a ministra de Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland, foi perguntada sobre as declarações do chefe e afirmou que está 99% de acordo com Trudeau.